segunda-feira, 9 de julho de 2007

14 - O Livro de Ageu

Grande parte do conteúdo dos comentários sobre os Livros dos profetas do Antigo Testamento não foram escritos por mim, é claro.

No entanto, eles representam muitos meses de investigação na Internet e um grande trabalho de coordenação para seleccionar e juntar o material que julguei ser de interesse para pastores e pregadores do Evangelho.

Além disso, eu tive que sistematizar os diversos comentários de forma estruturada e apresentável, para os pastores e pregadores poderem encontrar facilmente as suas mensagens, bastando adicionar uma pequena dose de inspiração pessoal à mensagem escolhida.

E a todo este trabalho de busca, selecção e sistematização dos comentários, eu adicionei ainda ideias pessoais que enriqueceram estas exposições dos livros dos profetas.


O livro de Ageu


I. Introdução

O Livro de Ageu é um dos livros proféticos do Antigo Testamento. Possui dois capítulos. Está entre os chamados Profetas Menores.

Ageu, seu escritor, foi um profeta hebreu e contemporâneo de Esdras e Neemias. A sua mensagem foi de exortação e motivação a respeito da restauração de Jerusalém e seu Templo. Possui quatro mensagens principais de YHVH para os judeus que retornaram do exílio em Babilónia. São fortes repreensões devido ao desleixo na reconstrução do Templo.

Escrito por volta do ano 520 a.C., cerca de 17 anos depois do retorno dos judeus do exílio, quando ainda não se completara a construção do Templo. O profeta Ageu, indicava que o povo estava mais preocupado com as próprias vidas e casas, esquecendo do principal - a casa de Deus . Este livro frisa a importância nas obras de Deus e que Ele deve estar sempre em primeiro lugar, na vida e nas obras dos crentes.

O Autor pode ser chamado " O Profeta do templo", que provavelmente nasceu durante os setenta anos de exílio na Babilônia. Deve ter regressado a Jerusalém com Zorobabel.

As quatro mensagens livro de Ageu:

Primeira mensagem: Para os que moram em grandes casas, ao passo que o Templo se encontrava em ruínas. 1:1-15.

Segunda mensagem: Proclamando que YHVH encheria a sua casa de glória. 2:1-9.

Terceira Mensagem: Revelando e denunciando que o abandono da reconstrução do templo tornou a todos impuros perante Deus. 2:10-19.

Quarta mensagem: De Deus a Zorobabel, dizendo que faria tremer os céus e a terra. 2:20-23

Deus anunciou ao profeta Zacarias, que foi um contemporâneo de Ageu, que Zorobabel acabaria o templo “Zorobabel tem fundado esta casa, também as suas mãos o acabarão Zacarias 4:9


I I. O autor e a data

A. O autor: Ageu

Ageu, cujo nome significa “Festivo”, foi um dos profetas pós-exílio, um contemporâneo de Zacarias. Ageu tinha as qualidades de um bom pastor. Em encorajador cuja palavra estava em sintonia com o coração do povo e a mente de Deus, ele foi o mensageiro do Senhor, com a mensagem do Senhor, levando ao seu grupo desanimado a segurança da presença de Deus.

B. A Data: Cerca de 520 aC

O ministério de Ageu cobriu um período de um pouco menos de quatro meses, durante o segundo reinado do rei Dario, que governou a Pérsia de 522 a 486 aC, Isso localiza Ageu na história em 520 aC.


I I I. O contexto histórico e o conteúdo

A. Contexto histórico:

Ageu em 520 aC, juntou os exilados que haviam retornada à sua terra natal em 536 aC, para reconstruir o templo do Senhor. Eles haviam começado bem, construindo um altar e oferecendo sacrifícios, estabelecendo, então, o fundamento para a Casa do Senhor no ano seguinte. Todavia a construção cessou quando os inimigos zombaram dos esforços dos construtores. Mas, através do ministério de Ageu e o de Zacarias Deus fez com que o povo se reanimasse e completasse a tarefa em cinco anos. O templo reconstruído foi dedicado em 515 aC

B. O Conteúdo do livro

O livro de Ageu trata de três problemas comuns a todos os povos em todos os tempos, em particular os crentes, oferecendo soluções inspiradores.


Primeiro problema:

O desinteresse do povo 1.1-15. Para despertá-los da sua atitude de indiferença, Deus falou duas vezes ao povo.


1. Eles precisam de perceber que estão infrutíferos

Ver 1.5-6, estão infrutíferos pois tinham abandonado a Casa de Deus, estando unicamente interessados em suas próprias casas 1.7-9. Todo o esforço que faziam para construir seu próprio reino nunca iriam produzir resultados permanentes.


2. Depois precisam de compreender este problema

Ao compreender o problema e mudar de atitude, procurando glorificar a Deus, em primeiro lugar, Deus se agradará deles e das suas ofertas para a casa de Deus 1.8


Segundo problema:

É o desencorajamento 2.1-9. Ageu levou uma mensagem destinada a tratar decisivamente do desencorajamento do povo. A solução para este problema tem duas partes:


1. É urgente e imediato que o povo comece o trabalho

É urgente, ao povo esforçar-se e trabalhar 2.4. É o que Deus lhes pede de imediato.


2. Eles devem saber que estão a construir para o futuro

Esta solução é que lhes dá a chave para combater o mal, ou seja os construtores sabem que eles estão construindo para o futuro, para o dia em que Deus encher essa Casa com uma glória que será maior do que a Glória do templo de Salomão 2.9.

Deus os incita a trabalhar levantando os seus olhos para o futuro, para o final do Templo. Se eles ficassem a olhar para as ruínas, ou somente para os alicerces eram capaz de desanimar, perder a coragem, por isso Deus levanta-lhes os olhos para o final quando o Templo estiver acabado em toda a sua Glória.


Terceiro problema:

1. O povo espera que por uma imediata solução  2.10-23

Agora que o povo está trabalhando, eles esperam que haja uma imediata solução de uma situação que é o resulado de muitos os anos vividos no pecado e na negligência. E isto não é possível. Por isso, o profeta pergunta aos sacerdotes qual é a influência das coisas imundas sobre as coisas limpas. A resposta dos sacerdotes é que a imundície é infecciosa, enquanto a santidade não é. 2.12-13

A aplicação é óbvia: "Eles não podem esperar que um trabalho de três meses desfaça num instante a negligência de dezasseis anos".

2. Uma mensagem que foi uma surpresa para o povo

Mas a palavra do Senhor ao povo, dada a seguir, é uma surpresa:

“Mas desde este dia vos abençoarei” 2.19.

O povo precisava de saber que as bênçãos de Deus não podem ser ganhas com um pagamento, mas que são dádivas graciosas de um Deus doador. Deus escolheu Zorababel para ser um anel de selar 2.23, isto é, Zorobabel representa a natureza do servo mais importante, Filho de Zorababel, o Senhor Jesus. Notar o nome de Zorobabel em ambas as listas genealógicas dos Evangelhos Mateus 1; Lucas, indicando que a benção final, a maior delas, é uma Pessoa,o seu Filho Jesus Cristo.



I V. Cristo encontra-se revelado                                                                                                


Duas referências a Cristo no Livro de Ageu são destacadas:


A. A primeira é 2.6-9

Que começa explicando que o que Deus irá fazer com o novo templo ganhará um dia uma atenção internacional. Após um transtorno entre os povos da terra, as nações serão levadas ao templo para descobrir o que elas estavam procurando: Aquele que todas as nações desejaram será mostrado em esplendor no templo. A presença Dele irá fazer com que a memória do glorioso templo de Salomão decaia, para que somente a glória de Cristo permaneça. Junto com a glória da presença de Cristo virá grande paz, uma vez que o próprio resplandecente Príncipe da Paz estará lá.

B. A segunda referência è à vinda do Messias 2.23.

O livro finaliza com uma menção de Zorobabel, que liga esse livro, perto do final do AT, ao primeiro do NT: Zorobabel é uma pessoa listada nas genealogias de Jesus.


V. O Espírito Santo em acção

A. Uma bonita referência ao Espírito Santo

Vemos isto em 2.5.v 5 "segundo a palavra que concertei convosco, quando saíste do Egipto e o meu Espírito habitava no meio de vós: não temais"

Os versículos anteriores vrs 1-4 mostram o povo de Deus desencorajado, enquanto comparam o templo que eles estão, agora, construindo com o glorioso templo de Salomão, que o novo templo vai substituir.

A palavra do Senhor a eles é: v 4 “Esforça-te... E esforçai-vos.”

A motivação para fazer isso também está mencionada: “Porque eu sou convosco.”

Ageu 2.5, "depois, então, explica como o Espírito Santo vai interagir com o espírito do povo, a fim de ter o trabalho concluído".

B. O v. 5 inclui estes importantes pontos:

v 5 "segundo a palavra que concertei convosco, quando saíste do Egipto e o meu Espírito habitava no meio de vós: não temais"

1. O Espírito Santo parte vital no concerto de Deus com o seu povo

“segundo a palavra que concertei convosco.”


2. O Espírito Santo é um dom constante para o povo de Deus

“E o meu Espírito habitava no meio de vós.”


C. A presença do Espírito Santo remove o medo do coração do povo.

Portanto, está dito no final do v 5: “não temais.”

No centro do concerto de Deus com seu povo, está a constante operação do Espírito Santo, operando para os libertar do medo, a fim de que eles possam mover-se corajosamente no cumprimento da comissão divina.


V. O esboço do livro

A. A primeira mensagem do Senhor

Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos 1.1-15

1. Considerai o que tendes feito: negligenciastes a Casa de Deus 1.1-6

2. Considerai o que devíeis fazer: edificar a Casa de Deus 1.7-11

3. Os resultados de considerar vossos caminhos 1.12-15

B. A segunda mensagem do Senhor

Esforçai-vos e trabalhai 2.1-9

1. A comparação do novo Templo com o templo de Salomão 2.1-3

2. O Chamado para esforçar 2.4-5

3. A glória vindoura do novo templo 2.6-9

C. A terceira mensagem do Senhor

Eu vos abençoarei 2.10-23

1. Uma pergunta aos sacerdotes 2.10-19

2. Uma promessa para Zorobabel 2.20-23


O Site que eu mais utilizei para elaborar estas apresentações sobre os Profetas foi o seguinte:

Vivos! O Site da Fé Cristã  http://www.vivos.com.br/172.htm


Em baixo pode dar uma olhadela ao meu post sobre a Maçonaria:

Sem comentários: