terça-feira, 3 de julho de 2007

10 - Movimentos de Fé

Viriato Martins elaborou esta sebenta sobre as doutrinas do Espírito Santo e dividiu-a em onze capítulos:

1. O Derramamento do Espírito Santo

2. O Convencimento do Espírito Santo

3. O Baptismo do Espírito Santo

4. O Enchimento do Espírito Santo

5. Os Dons e milagres do Espírito Santo

6. Os Ministérios do Espírito Santo

7. A Unção do Espírito Santo

8. As Línguas ou glossalia

9. A Cura Divina

10. Os Movimentos de Fé

11. O Reavivamento Divino

Vemos que nesta questão das doutrinas do Espírito Santo, vigora mais a tradição de cada Igreja do que um estudo baseado unicamente na Bíblia. E todos pensam que a sua tradição está certa, e a dos outros irmãos está errada!

Onde estamos a basear a nossa doutrina sobre o Espírito Santo, na Bíblia ou na nossa tradição?

Esta sebenta foi elaborada integralmente na base de textos bíblicos. Cerca de um terço da sebenta é constituída pela simples transcrição de textos bíblicos, expostos para apoiar os nossos pontos de vista.


Os movimentos de Fé

I. A Igreja precisa de informação
A. A crise no cristianismo instalada pelos movimentos de fé
B. Não devemos confundir os carismáticos com os movimentos de fé

I I. O ponto central é a Fé e não a Soberania de Deus
A. Através da "fé" os crentes podem alcançar tudo
B. Ele tão tomam em consideração a "Soberania de Deus"
C. A oração de Jabez

I I I. O mundo e a vida é uma guerra entre Deus e o diabo
A. Atribuem muito poder a Satanás que está em guerra com Deus
B. Manipulam as pessoas para enriquecerem

I V. Dois avisos importantes aos crentes
A. Aviso ao lado tradicional mais conservador
B. Aviso ao lado mais pentecostal e carismático

 
I. A Igreja precisa de informação

A. A crise no cristianismo instalada pelos movimentos de fé

É importante dar um esclarecimento sobre os movimentos de fé, cujo os principais lideres foram E W Kenyon, K E Hagin, K Copeland, B Hinn, F K C Price, J Avanzini, R Tilton, M Hickey, C Cpps, J Savelle e alguns outros.

Há muita falta de informação sobre estes movimentos que são, infelizmente, os responsáveis pela maior crise que o Cristianismo conheceu a partir do último século da história da Igreja.

"O Cristianismo em geral está em crise por causa da influência que os movimentos de fé tem exercido sobre as igrejas cristãs em geral".

B. Não devemos confundir os carismáticos com os movimentos de fé

Não devemos confundir os movimentos carismáticos com os movimentos de fé

Embora, por vezes, se torne difícil diferenciar estes dois movimentos, os movimentos carismáticos não são movimentos de “fé”.

A grande controvérsia trazida pelos movimentos carismáticos gira à volta do baptismo do Espírito Santo, dom de línguas, dom da profecia e do culto que nestes movimentos é muito efusivo devido ao barulho, às palmas, danças e ainda o cair no chão debaixo do efeito, como dizem, do baptismo ou unção do Espírito Santo. Além disso, alguns movimentos carismáticos dão uma grande ênfase às curas e à prosperidade (através do ensinamento muito forte sobre os dízimos e as ofertas).


I I. O ponto central é a Fé e não a Soberania de Deus

A. Através da "fé" os crentes podem alcançar tudo

Os movimentos de fé, além de acentuarem muito as doutrinas mantidas pelos carismáticos, referidas no capítulo anterior, têm como ponto central da sua mensagem a “fé”. É por essa razão que são chamados "movimentos de fé”.

Podemos dizer que o Evangelho que pregam, quase podíamos chamar de "evangelho da fé”, embora toquem em muitos aspectos do "Evangelho de Cristo". E porquê? Porque estes movimentos ensinam que através da “fé” o crente pode conseguir tudo.

Basta o crente pensar numa coisa ou dizer uma palavra, e alcançará através da “fé” aquilo que pensou ou declarou que iria ou irá possuir.

B. Ele tão tomam em consideração a "Soberania de Deus"

A soberania de Deus é raramente chamada para o assunto, e o crente alcança o que quiser através da “fé”.

Como alguém disse, eles ensinam a "termos fé na Fé".

A fé é não é mais do que um pensamento e uma declaração positiva

No fundo a "fé" ensinada nesses movimentos, não depende da Soberania divina, é um pensamento positivo, uma declaração positiva, e o que eu penso, o que eu declaro alcanço, não depende da vontade Deus, depende da minha "fé".

1. Através da “fé” o crente alcança a cura

É o evangelho da cura, que ensina que toda a doença vem do diabo e Deus não quer ninguém doente.

2. Através da "fé" o crente alcança a prosperidade material

É o evangelho da prosperidade que ensina que Deus não quer que ninguém seja pobre.

Citam muito vezes: 2 Coríntios 8:9 "pois conheceis a graça de nosso senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos"

3. Deus não quer que ninguém sofra

Os movimentos de “fé” dizem que Deus não quer que ninguém sofra. Eles torcem a mensagem de Job, e não dizem que Deus permitiu que Job fosse tocado pelo diabo, mas sim que Deus o encheu de bençãos.

4. Se sofremos ou se somos pobres é por falta de "fé"

Para estes movimentos só fica doente, pobre e sujeito ao sofrimento, quem não tiver “fé” e não quiser assumir um compromisso com o movimento, através das suas dádivas.

5. As pessoas são desafiadas a dar grandes ofertas

As pessoas são desafiadas a darem ofertas atrás de ofertas, com a promessa que Deus irá retribuir e as pessoas irão enriquecer.

C. A oração de Jabez (ou Jabes)

1 Crônicas 4:9 "Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz.

1 Crônicas 4:10 "Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido".

Para entendermos bem a oração de Jabez temos que perceber em que contexto, situação ele fez esta oração.

O nome Jabes significa: 'aquele que nasceu da dor'. Alguns eruditos dizem que ele nasceu debaixo da maldição da "dor e do sofrimento". Então Jabez orou a Deus, para retirar dele esta maldição, esta dor e sofrimento. É isto que ele está a pedir a Deus. Ele não está a pedir para nunca conhecer a dor ou o sofrimento, mas sim para Deus retirar dele aquela maldição, e mudar o rumo da vida dele, e quer ter uma vida abençoada e não amaldiçoada.

Nós também podemos ser como 'Jabes', e nascer dentro de um contexto onde existe muito sofrimento e muitas dores em nossas vidas. Mas devemos saber que quando nos tornamos crentes, Deus cuida de nós.

E podemos fazer como Jabes: pedir a Deus um novo rumo para nossas vidas. Deus quer ouvir a sua oração, mas é preciso que você comecemos a fazê-la como aquele homem fez. Ele nasceu no meio de dores, deve ter sofrido muito, mas não ficou no chamado "síndrome de Gabriela" (eu nasci assim, vou ser sempre assim, Gabriela...), ao contrário, ele buscou cada vez mais ao Senhor, e pediu-lhe que o abençoasse, que mudasse o rumo da sua vida.

Os movimentos de fé utilizam esta oração para dizer que é o que devíamos pedir a Deus. Para nunca conhecermos a dor, o sofrimento, a pobreza, a doença ou qualquer outro tipo de problema.

Mas Jabez foi certamente um homem de fé, que conhecia a mensagem de Deus, e ele nunca pediria isto a Deus. O que Jabez somente pediu a Deus, foi para Deus ter compaixão dele, e derramar uma benção na sua vida que mudasse o rumo da sua vida que começou logo desde o nascimento com dores.

Penso que em vez de chamarmos a este movimentos "movimentos de Fé", devíamos chamá-los de "movimentos sem Fé".


 I I I. O mundo e a vida é uma guerra entre Deus e o diabo

A. Atribuem muito poder a Satanás que está em guerra com Deus

Além disso dão muito poder a Satanás, ensinando que a vida é uma guerra entre Deus e o diabo. No entanto, embora a Bíblia revele que: "devemos vigiar e orar, por causa do diabo, que é como um leão que anda ao redor de nós, buscando a quem possa tragar" I Pedro 5:8, a actividade do diabo está completamente debaixo do controle de Deus.

Deus não está em guerra com o diabo, pois a actividade deste está completamente submetida a Deus.

Há muitas outras doutrinas e aspectos que são falsamente ensinados, que não teremos tempo de estar aqui a desenvolver, como o homem sendo um "deus" com letra pequena ou um "pequeno deus", pensamento positivo de que temos vindo a falar, ensinada ao ponto que podemos falar ao "clima" a afuguentar tempestades etc

B. Manipulam as pessoas para enriquecerem

Mas o mais grave, é que há uma segunda intenção por detrás de todos os ensinamentos, pois os promotores destas doutrinas, têm o alvo de enganar as pessoas, com o fim de enriquecerem. Nós todos sabemos que os seus profetas são muito ricos!!!


I V. Dois avisos importantes aos crentes

A. Aviso ao lado tradicional mais conservador

O lado tradicional tem que ter cuidado em não confundir o movimento carismático com estes movimentos de fé. O movimento pentecostal e o neo-pentecostal (carismático) é um movimento genuíno de Deus que trouxe à luz ou pelo menos enfatizou alguns aspectos importantes da doutrina, culto, evangelização e missões.

O lado tradicional, precisa de aprofundar o seu conhecimento sobre os movimentos carismáticos para poder apreciar os seus pontos fortes e aprofundar o conhecimento sobre os movimentos de fé, para não confundi-los com os movimentos carismáticos.

Com isto, eu não estou a dizer que não há movimentos carismáticos que se deixaram influenciar por certas doutrinas dos movimentos de fé, ou que pelo menos tocam em algumas doutrinas da prosperidade, nem que seja de uma forma muito ligeira, claro que infelizmente há movimentos carismáticos assim e devemos ter cuidado e advertir estes irmãos do perigo correm.

B. Aviso ao lado mais pentecostal e carismático

O lado pentecostal e neo-pentecostal (carismático) deve ter cuidado com os movimentos de fé, para não permitir que a influência das suas doutrinas penetrem em suas Igrejas, pois sendo movimentos mais abertos às operações místicas do Espírito Santo, os seus crentes e pastores tornam-se uma presa mais fácil para as Igrejas da “fé”.

Aliás, uma grande parte dos crentes que aderem aos "movimentos da fé” vêm do movimento pentecostal e carismático, ou porque as suas Igrejas já estão um pouco influenciados pelas doutrinas dos movimentos de ´fe, ou por causa da falta de conhecimento doutrinal e falta de aviso dos seus lideres.

O problema é que há Igrejas pentecostais e carismáticas que estando ou não influenciadas pelas doutrinas dos movimentos de fé, acabam por se comprometerem um pouco com os movimentos de fé e não têm o discernemento e a coragem para as denunicar, colocando desta forma os seus membros em perigo.

FIM

Sem comentários: