segunda-feira, 9 de julho de 2007

13 - O Livro de Sofonias

Grande parte do conteúdo dos comentários sobre os Livros dos profetas do Antigo Testamento não foram escritos por mim, é claro.

No entanto, eles representam muitos meses de investigação na Internet e um grande trabalho de coordenação para seleccionar e juntar o material que julguei ser de interesse para pastores e pregadores do Evangelho.

Além disso, eu tive que sistematizar os diversos comentários de forma estruturada e apresentável, para pastores e pregadores poderem encontrar facilmente as suas mensagens, bastando adicionar uma pequena dose de inspiração pessoal à mensagem escolhida.

E a todo este trabalho de busca, selecção e sistematização dos comentários, eu adicionei ainda ideias pessoais que enriqueceram estas exposições dos livros dos profetas.


O livro de Sofonias


I. Introdução

Este livro das Escrituras Hebraicas contém a palavra de Deus por meio do seu profeta Sofonias. Foi nos dias do Rei Josias, de Judá 659-629 aC, que Sofonias realizou sua obra profética. Sofonias 1:1.

No 12.° ano do reinado de Josias, quando tinha uns 20 anos de idade, o rei começou uma extensa campanha contra a idolatria, e a partir do 18.° ano do seu governo até o seu término, seus súbditos “não se desviaram de seguir a Deus”. 2Crónicas 34:3-8, 33. Portanto, visto que o livro de Sofonias menciona a presença de sacerdotes de deuses estrangeiros, e a adoração de Baal e de corpos celestes em Judá, o tempo da sua composição pode ser razoavelmente colocado antes do começo das reformas de Josias, por volta de 648 aC. Sofonias1:4, 5.

Idolatria, violência e fraude proliferavam em Judá quando Sofonias começou a profetizar. Muitos diziam no coração: “Deus não fará o que é bom e não fará o que é mau.” (Sof 1:12) Mas a profecia de Sofonias tornou claro que Deus executaria vingança nos transgressores impenitentes. 1:32:3; 3:1-5.

Os julgamentos adversos de Deus recairiam não só sobre Judá e Jerusalém, mas também sobre outros povos os filisteus, os amonitas, os moabitas, os etíopes e os assírios. 2:4-15. A profecia de Sofonias deve ter sido especialmente confortante para os que se esforçavam a servir a Deus e que se devem ter sentido muito aflitos com as práticas detestáveis dos habitantes de Jerusalém, inclusive com seus corruptos príncipes, juízes e sacerdotes. Sofonias 3:1-7.

As pessoas justas devem ter aguardado a execução do julgamento divino nos iníquos, e evidentemente dirigem-se a elas as palavras: “‘Esperai-me a mim … até o dia em que eu me levantar para o despojo, pois a minha decisão judicial é ajuntar nações, para que eu reúna reinos, a fim de derramar sobre elas a minha indignação, toda a minha ira ardente. 3:8.

Por fim, Deus daria atenção favorável ao restante do seu povo, Israel, restabelecendo-o do cativeiro, e fazendo dele um nome e um louvor entre todos os outros povos. 3:10-20.



I I. O autor e a data

A. Autor: Sofonias

Foi Sofonias. O nome “Sofonias” significa “O Senhor escondeu”. Ele foi um profeta de Judá. Ele se identificou melhor do que qualquer outro dos profetas menores, remontando a sua linhagem quatro gerações até Ezequias, um bom rei que levou o povo de volta a Deus durante o tempo do profeta Isaías. Sofonias foi contemporâneo do rei Josias e seu parente distante, havendo uma possibilidade que tivessem sido amigos.

A intimidade de emoção bom como a familiaridade de lugar, quando Sofonias escreve a respeito de Jerusalém 1.10-11, indicam que ele havia crescido lá. De acordo com o arranjo das Escrituras hebraicas, Sofonias foi o último profeta a escrever antes do cativeiro.

B. A Data: 630 aC.

Data: Cerca de 630 aC. Sofonias dá o período de tempo geral do seu escrito como sendo “nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá” 1.1, cerca de 640 a 609 aC. O auge da reforma de Josias foi nos anos 620. Visto que a queda de Nínive em 612 aC ainda não havia acontecido 2.13,15, a maioria dos estudiosos estabelece a data dos escritos entre 630 3 627 aC. Seus contemporâneos incluem Jeremias e Naum.


I I I. O contexto histórico e o conteúdo

A. Contexto histórico

Aproximadamente 100 anos antes dessa profecia, o Reino do Norte, Israel. havia sido derrotado pela Assíria. O povo foi levado cativo, e a terra foi colonizada mais uma vez por estrangeiros. Sob o reinado de Manassés e do rei Amom, pai do rei Josias, eram pago tributos para evitar que a Assíria invadisse o Reino do Sul.

A aliança com a Assíria não somente afectou Judá politicamente , mas também as práticas religiosas, sociais e morais da Assíria influenciaram Judá. No entanto foi dada protecção oficial foi a Judá para manter as suas artes mágicas, adivinhados e encantadores. A religião astral se tornou tão popular, que o rei Manassés , construiu altares para adoração do sol, lua , estrelas, signos do zodíaco e todos os astros dos céu, à entrada da Casa do Senhor 2 Reis 23.11.

A adoração da deusa mãe da Assíria se tornou uma prática que envolvia todos os membros das famílias de Judá Jeremias 7.18. Todavia à medida que o jovem Josias foi tomando conta das rédeas do governo, a ameaça assíria foi diminuindo. O golpe final ao seu poder veio com uma revolta de uma Babilónia em ascensão, que resultou, finalmente, na destruição de Nínive.

B. O Conteúdo do Livro

Sofonias considerava o desenvolvimento político de Israel, Judá e de todas as nações circunvizinhas de uma perspectiva que ensinava que Deus estava envolvido em todos os assuntos da história.

Falando como um oráculo de Deus, ele entende que Deus usa os governos estrangeiros para levar o julgamento sobre o povo escolhido, devido à sua rebelião. Sofonias vive apavorado com o fato que vendo a vida que as tribos do Norte estavam a fazer, mergulhados no pecado e na astrologia, o povo de Judá ainda mantinha a absurda noção de que Deus era incapaz de fazer bem ou mal 1.12.

Os escritos de Sofonias tem três componentes:


1. Pronunciamento de um julgamento específico

Que afinal condizia com o julgamento universal do pecado, em que Deus não abre excepções, quem pecar deverá ser julgado, mesmo o Seu povo.


2. Um apelo ao arrependimento

Sofonias apela ao arrependimento Porque Deus é justo, mas também é misericordioso e deseja perdoar o povo


3. Promessa que os restantes que fizeram de Deus o seu refúgio, serão salvos

“Mas deixarei no meio de ti um … remanescente … não haverá quem os espante” 3:12-13


I V. Cristo é revelado no livro

O significado do nome de Sofonias “ O Senhor encobriu” conduz ao ministério de Jesus. A verdade da Páscoa no Egipto, onde aqueles que foram encobertos pela marca de sangue nas portas foram protegidos do anjo da morte, é repetida na promessa de 2.3, onde aqueles mansos da Terra que preservaram a justiça de Deus serão encoberto no Dia da ira do Senhor.

Colossences 3.2-3 explica esse aspecto do ministério de Cristo: “Pensai nas coisas que são de cima e não na que são terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. “

O regozijo sobre um restante que será salvo 3.12-17 está relacionado com a Obra de Jesus. Ele disse: "Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”. Lucas 15.7

A figura de um alegre Redentor que espera receber os seus é, novamente, descrita em Hebreus 12.2.


V. O Espírito Santo em acção

Jesus disse que uma das obras do Espírito Saanto seria convencer o mundo do julgamento, porque já o príncipe deste mundo está julgado João 16.8-11. Desde a sua vinda, o Espírito Santo tem estado proclamando ao mundo, como Sofonias fez: “Congrega-te... Antes que saia o decreto, e o dia passe como a palha; antes que venha sobre vós a ira do Senhor”. 2.1-2.

Mais uma obra do Espírito Santo é encontrada na promessa que Deus irá restaurar dando lábios puros, para que todos invoquem o nome do Senhor, para que o sirvam com um mesmo espírito 3.9.



V I. O esboço de Sofonias

I. Introdução 1.1

1. A identificação do autor 1.1

2. O tempo do escrito 1.1

I I. O dia do julgamento contra Judá 1.2-13

1. O julgamento sobre toda a criação 1.2-3

2. Contra os líderes religiosos 1.4-7

3. Contra os líderes políticos 1.8-9

4. Contra os líderes do comércio 1.10-11

5. Contra os descrentes 1.12-13

I I I. O dia do Senhor 1.14-18

1. Próximo e se aproxima rapidamente 1.14

2. Um dia de indignação 1.15-16

3. A terra inteira para ser destruída 1.18

I V. Um chamado ao arrependimento 2.1-3

1. Um chamado para congregar 2.1-2

2. Um chamado para buscar o Senhor 2.3

V. O dia do julgamento contras as nações circunvizinhas 2.4-15

1. Aos da borda do Mar—filisteus 2.4-7

2. Aos do oriente—Moabe e Amom 2.8-11

3. Aos do sul—Etiópia 2.12

4. Aos do Norte—Assíria 2.13-15

V I. O dia do Julgamento contra Jerusalém 3.1-7

1. Contra os líderes 3.1-4

2. O Senhor é justo, no meio dela 3.5

3. Jerusalém não mudou 3.6-7

V I I. Um remanescente fiel 3.8-20

1. Falar com pureza e honestidade 3.8-13

2. Os juízos são afastados, e os inimigos são exterminados 3.4-15

3. O Senhor regozijando-se 3.16-17

4. O povo restaurado 3.18-20


O Site que eu mais utilizei para elaborar estas apresentações sobre os Profetas foi o seguinte:

Vivos! O Site da Fé Cristã  http://www.vivos.com.br/172.htm


Em baixo pode dar uma olhadela ao meu post sobre a Maçonaria:

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