segunda-feira, 2 de julho de 2007

4 - Enchimento do Espírito Santo

Viriato Martins elaborou esta sebenta sobre a doutrina do Espírito Santo e dividiu-a em onze capítulos.

1. O Derramamento do Espírito Santo

2. O Convencimento do Espírito Santo

3. O Baptismo do Espírito Santo

4. O Enchimento do Espírito Santo

5. Os Dons e milagres do Espírito Santo

6. Os Ministérios do Espírito Santo

7. A Unção do Espírito Santo

8. As Linguas ou Glossalia

9. A Cura Divina

10.Os Movimentos de Fé

11.O Reavivamento Divino

Vemos que nesta questão das doutrinas do Espírito Santo, vigora mais a tradição de cada Igreja do que um estudo baseado unicamente na Bíblia. E todos pensam que a sua tradição está certa, e a dos outros irmãos está errada!

Onde estamos a basear a nossa doutrina sobre o Espírito Santo, na Bíblia ou na nossa tradição?

Esta sebenta foi elaborada integralmente na base de textos bíblicos. Cerca de um terço da sebenta é constituída pela simples transcrição de textos bíblicos, expostos para apoiar os nossos pontos de vista.


Capítulo 4 - O Enchimento do Espírito Santo

I. Os Crentes devem buscar o enchimento do Espírito.
A. A vida cristã é uma luta contínua contra o diabo
B. A vida cristã é uma luta contínua contra o mundo
C. A vida cristã é uma luta contínua contra a carne
D. Textos sobre o enchimento do Espírito Santo
E. O enchimento pode revestir a forma de derramamento

I I. Sinais e milagres ligados com o enchimento do Espírito
A. Não há sinais específicos ligados com o enchimento
B. Os milagres operados pelo enchimento são diferentes
C. Manifestações miraculosas, com diversos resultados

I I I. O preço a pagar para ser cheio do Espírito.
A. Para ser cheio do Espírito temos que rejeitar as obras da carne
B. O enchimento do Espírito é proporcional ao grau de santidade
C. Com o pecado o diabo fez o homem perder o equilibrio espiritual



I. Crentes devem buscar sempre o enchimento do Espírito

Procurar ser cheio do Espírito Santo é um imperativo da Palavra de Deus imposto aos crentes e às Igrejas.

Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.

Antes de começar a falar naquilo que acho que o imperativo "enchei-vos do Espírito" que dizer, deixem-me o que isto não quer dizer.

Em primeiro lugar, Paulo não está a dizer que os crentes devem encher-se de algo que não têm. Todos os crentes têm o Espírito Santo, que receberam no momento da conversão. Paulo está sim a dizer que os crentes devem deixar-se encher pelo Espírito Santo que já têm. Por outros palavras, os crentes devem deixar o Espírito Santo que já habita neles, tomar cada vez mais posse das suas vidas, enchê-los e levá-los de plenitude em plenitude.

Em segundo lugar, Paulo não está a dizer com isso que os crentes devem ser batizados pelo Espírito Santo. Pois todos os crentes foram batizados no momento da conversão. Paulo está a dizer simplesmente que eles devem "encher-se do Espírito" que já habita neles, pois os batizou no momento da conversão.

"Os crentes devem buscar o enchimento do Espírito Santo, sem cessar, e devem criar tempo e condições para que isto se torne possível no seu tempo a sós com Deus, nos cultos da Igreja e outras actividades espirituais".

As próprias Igrejas deviam criar momentos próprios para ensinar e para encorajar os crentes a buscarem o enchimento e viverem cheios do Espírito Santo. Este buscar do enchimento do Espírito Santo, deve ser sempre feito de uma forma respeitosa e reverente e não espalhafatosa, emocional e barulhenta.

Se as Igrejas derem a importância a este imperativo da Palavra de Deus “enchei-vos do Espírito”, irão arranjar tempo e criar condições para tornar este imperativo numa realidade da vida dos crentes e da Igreja.

Nestes momentos próprios, os crentes além de serem ensinados sobre o que é o verdadeiro "enchimento do Espírito Santo" e serem encorajados a buscarem o "enchimento", devem ser exortados a arrependerem-se e deixarem tudo o que está a impedir de conhecerem uma plenitude maior. Mas deve-se também enfatizar claramente que Deus derramou o seu Espírito Santo para habitar em nós, encher-nos, não só para nos dar o perdão e a salvação, mas para que possamos  ter coragem e ousadia para irmos para fora pregar o Evangelho.

Há que considerar sempre duas coisas muito importantes ligadas com o enchimento do Espírito Santo.

Primeiro, o crente tem que estar sempre debaixo do efeito da Palavra Deus se quiser conhecer um verdadeiro enchimento do Espírito Santo. Somente a Palavra de Deus pode lavar, iluminar, esclarecer, dar convição das necessidades e pecados, assim como revelar a grandeza de Deus, criando as condições espirituais necessárias para depois o Espírito Santo produzir um enchimento contínuo e cada vez maior.

Eu lembro que o sacerdote não podia entrar na tenda do tabernáculo, no lugar Santo, para desempenhar o ministério, sem primeiro ter passado pela lavagem na 'bacia' que ficava em frente da entrada do lugar Santo.

A 'bacia' fala-nos da lavagem da Palavra de Deus.

Sem esta lavagem na 'bacia'como é que o sacerdote poderia entrar no lugar Santo? Da mesma forma, sem esta lavagem da Palavra de Deus, como é que o crente pode ser cheio do Espírito Santo?

Eu não acredito que crentes que não estejam debaixo de um verdadeiro efeito da pregação e do ensino da Palavra de Deus, podem conhecer verdadeiramente o enchimento do Espírito Santo. Podem sim serem cheios de emocionalismo, sentimentos humanos e às vezes de uma exuberância que não têm nada a haver com o Espírito de Deus.  Podem até ficar seduzidos, se o enchimento não estiver a ser produzido pela Palavra de Deus.

O Espírito de Deus e a Palavra de Deus nunca se contradizem e trabalham sempre juntos.

 S.João 8:32 "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará, a minha Palavra é a verdade"

Jeremias 23:29 "Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?

Segundo, o Espírito de Deus nunca irá produzir o enchimento em nós somente para nosso próprio entretenimento. Nunca! O Espírito Santo desceu ao mundo para produzir a salvação em nós, e também para nos equipar com poder para irmos por todo o mundo pregar a Palavra de Deus aos perdidos.

Atos 1:8 E descerá sobre vós a virtude (poder) do Espírito Santo e ser-me-eis minhas testemunhas em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

O enchimento do Espírito Santo não é forçosamente um resultado automático e garantido do baptismo do ou no Espírito Santo, pois se assim fosse, não precisávamos de ter o mandamento: "enchei-vos do Espírito".

Esta operação de enchimento é certo modo intermitente, pois não há ninguém que seja perfeito e consiga viver sempre cheio do Espírito Santo, sem nunca conhecer um esvaziamento.

Mas, é claro que o alvo de Deus é que possamos conhecer um enchimento contínuo e sempre maior do Seu Espírito. Mas, todos nós temos momentos de fracasso e de fraqueza em que podemos entristecer o Espírito Santo.

Por isso a Bíblia diz "E não entristeçais o Espírito Santo, pelo qual estais selados para o dia da redenção" Efésio 4:30

Os crentes precisam de serem sempre exortados pela Palavra de Deus a viverem cheios do Espírito Santo, por causa da natureza conflituosa da vida cristã. A vida cristã é apresentada pela Bíblia como sendo uma luta contínua contra alguns inimigos.

Um crente que não obedeça ao imperativo de Deus: "enchei-vos do Espírito", nunca conquistará as bênçãos que Deus tem para ele, antes pelo contrário, viverá uma vida derrotada pelos inimigos da vida cristã que iremos ver em baixo:

A. A vida cristã é uma luta contínua contra o diabo

Efésios 6:10 "Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16 abraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos 19 e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho".

B. A vida cristã é uma luta contínua contra o mundo

I João 2:14 "Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. 15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente".

C. A vida cristã é uma luta contínua contra a carne

Gálatas 5:16, "Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedeiras, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade. 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

Conclusão sobre a luta do crente:

Podíamos comparar a vida cristã a uma corrida de carros. Se o carro quiser chegar ao final da corrida e ganhar, terá que ir às boxes para reabastecer-se, mudar de pneus etc. Além disso terá de precaver-se pois há adversários na corrida.

Se o cristão for desobediente e não reabastecer-se do Espírito Santo, ele ficará a meio da corrida. Na corrida cristã, o crente também tem que ter muito cuidado com a estratégia dos adversários. Um crente que corra assim, sem se preocupar em reabastecer-se do Espírito Santo; e sem ter cuidado com o diabo, com omundo e com a carne, tornar-se-á num crente domingueiro e derrotado.

"Aliás, quando a Igreja fica vazia do Espírito, Deus é forçado a enviar um avivamento para despertar os crentes, para que tornem a sentir a necessidade de se reabastecerem continuamente e viverem vidas cheias do Espírito Santo".

D. Textos sobre o enchimento do Espírito Santo

Actos 2:4 Todos ficaram cheios do espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem

Actos 13:9 Todavia, Saulo, também chamado Paulo, cheio do espírito Santo, fixando nele os olhos, disse.

Actos 4:31 Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.

Actos 6:3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;

Actos 6:5 O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.

Actos 6:10 e não podiam resistir à sabedoria e ao espírito, pelo qual ele falava.

Actos 7:55 Mas Estêvão, cheio do espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita,

Actos 11:24 Porque (Barnabé) era homem bom, cheio do espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.

"Deus sabe que se o crente não buscar incessantemente o enchimento do Espírito Santo, nada mais de relevante irá acontecer na sua vida".

Sem o enchimento do Espírito Santo a Igreja não passa de um mero clube de pessoas nascidas de novo, mas sem poder para viver a vida cristã e levar a cabo a tarefa da Grande Comissão.

E. O enchimento pode revestir a forma de derramamento

O enchimento é normalmente uma obra gradual do Espírito Santo, em que nos vai enchendo sempre cada vez mais, conforme nos vamos despojando das obras da carne e crescendo em santidade. O alvo deste encimento é levar o homem à maturidade cristã e a uma plenitude tal em que o crente deseja sempre mais e mais de Deus, mais e mais do Espírito Santo.

Mas, às vezes, em vez de revestir a forma de uma tomada gradual da vida do crente ou da Igreja, reveste a forma de um derramamento, de uma "descida" espontânea do Espírito Santo sobre um crente ou sobre uma Igreja.

Vemos na Bíblia tanto no Antigo Testamento, como no Novo Testamento em que o Espírito de repente desce sobre os crentes.

Vou citar somente dois textos, mas pode ver mais textos no 1º capítulo sobre o derramamento.

Atos 2: E de repente ... todos foram cheios do Espírito Santo.

Atos 4:31 E tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo.

Nos dois textos que citei em cima:

No primeiro texto vemos que o Espírito Santo desceu para eles proclamarem o Evangelho aos estrangeiros que tinham vindo à Festa do Pentecostes em Jerusalém.  E até o fizeram falando miraculosamente a línguas dos estrangeiros à volta deles.

No segundo texto, eles oraram e pediram ousadia para proclamarem o Evangelho, acompanhado de sinais e milagres.

Portanto, vemos que o Espírito Santo não desceu para os "encher" de maneira que eles ficassem ali todos juntos, gozando de uma forma egoísta da presença de Deus, somente para eles próprios, mas "encheu-os" para eles terem poder e ousadia para levarem o Evangelho aos outros.

Eu penso que não é errado um crente ou uma Igreja orar e pedir este tipo de derramamento, unção, descida ou aquilo que quisermos chamar, alguns chamam de "baptismo".

Mas normalmente esta oração devia ter em vista uma situação dentro ou fora da Igreja, em que queremos ver o Espírito Santo utilizar-nos para proclamar com poder e ousadia a Palavra de Deus aos descrentes, ou para orarmos por pessoas que precisam de ser libertas de prisões diabólicas e pecaminosas muito fortes.

Não devíamos pedir este derramamento somente para entreter-nos a nós próprios na hora dos cultos, e gozarmos da presença do Espírito Santo só por gozarmos. E, depois saímos dali e não fazemos nada para o Evangelho e para os perdidos.

Esta ideia de pedir-se este enchimento para gozar da presença de Deus nos cultos, tomou grande parte das Igrejas e por final vemos os crentes irem aos cultos só para gozar egoisticamente da presença de Deus, somente para o bem deles próprios, mas não para o bem do Evangelho e dos perdidos.

O enchimento do Espírito Santo e, de uma maneira especial, quando reveste a forma de derramamento explicada neste ponto, está sempre ligado à proclamação do Evangelho.

Atos 1:8 E descerá sobre vós a virtude (poder) do Espírito Santo e ser-me-eis minhas testemunhas em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.



I I. Sinais e milagres ligados com o enchimento do Espírito

A. Não há sinais específicos ligados com o enchimento

Não é bíblico dizer que o dom de línguas, ou outro milagre, acompanha sempre um derramamento ou um enchimento do Espírito Santo. Mas podemos afirmar que quando o Espírito Santo enche o crente ou uma Igreja, ou se derrama sobre a terra, esta operação de enchimento ou de derramamento pode ser acompanhada de diversas manifestações de carácter miraculoso - sinais ou milagres.

Muitas vezes, as manifestações do Espírito Santo não produzem forçosamente mudanças miraculosas, mas simplesmente mudanças de carácter natural e social.

A manifestação em si mesma é miraculosa, mas não forçosamente as mudanças que produz. Ou seja, não vamos ver sempre pessoas a falarem línguas, doentes a serem curados ou outras manifestações miraculosas.

Mas iremos ver famílias e mesmo estruturas sociais transformadas, pessoas convertidas, drogados e alcoólicos restaurados, famílias alcançadas e restauradas e outros acontecimentos que aparentemente não têm nada de miraculoso.

Mudanças naturais e sociais e pessoas convertidas e restaurados são o resultado da  manifestação miraculosa do Espírito Santo que opera transformações na terra, na sociedade e na vida dos crentes e da Igreja.

B. Os milagres operados pelo enchimento são diferentes

Os dons e milagres são diferentes de crente para crente, de Igreja para Igreja, de cidade para cidade, de país para país, de continente para continente e de época para época.

I Coríntios 12:4 "Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. 6 E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. 7 A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso. 8 Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; 9 a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; 10 a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente".

C. Manifestações miraculosas, com diversos resultados


Quando os servos de Deus, cheios do Espírito Santo, proclamam a Palavra de Deus, pode não acontecer sempre algo miraculoso como curas, maravilhas, sinais e prodígios, mas as pessoas que os ouvirem serão tocados e desafiados por Deus.

Por isso, iremos ver pessoas que deixarão de roubar, outros abandonarão a idolatria e a feitiçaria ou serão libertos das drogas e do álcool, iremos ver maridos infiéis restaurados permitindo que famílias completas sejam ganhas para o Evangelho e iremos mesmo assistir a mudanças de estruturas a nível de social, onde a justiça e a equidade irão tomar um lugar mais proeminente.

Portanto, vermos resultados que podem não aparentar um carácter miraculoso, mas que são também sinais que o poder miraculoso de Deus está a actuar através do Seu Espírito, porque o Evangelho está a ser proclamado por servos cheios do Espírito Santo

"Uma coisa é certa, quando os crentes estão cheios do Espírito, a prioridade deles é proclamar a Palavra de Deus e coisas miraculosas ou aparentemente menos miraculosas irão acontecer à sua volta!"

Não fiquemos desanimados se não estamos a ver sinais e maravilhas acontecerem, porque se há famílias ganhas para Cristo, jovens restaurados e pessoas libertas da idolatria e da feitiçaria, do àlcool e das drogas e da prostituição, estejamos animados porque isto em si mesmo já é um sinal que Deus já tem a sua mão estendida.

É bom acrescentar o seguinte:

"é um erro comparar resultados entre as Igrejas. Uma região pode ser muito receptiva ao Evangelho, mas outra região ser menos receptiva".

Não podemos esperar que uma Igreja situada numa região resistente, devido a factores religiosos, sociais e culturais, e com pouca população, tenha tantos convertidos como uma Igreja situada numa região mais populosa e mais receptiva ao Evangelho!

Por vezes, os pequenos resultados de uma Igreja numa região resistente ao Evangelho, podem ser de facto grandes resultados!



I I I. O preço a pagar para ser cheio do Espírito Santo

Gálatas 5:16 "Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedeiras, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito"

A. Para ser cheio do Espírito temos que rejeitar as obras da carne

Gálatas 5:16 Vivam no Espírito e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne

Mas há uma coisa que dói ao ouvir, é sobre o preço que temos que pagar se quisermos ser cheios do Espírito Santo.

 Se quisermos ficar cheios do Espírito, teremos que viver no Espírito e não nos submetermos às obras da carne".

O ‘eu carnal’ terá que morrer, para os frutos do Espírito Santo crescerem dentro de nós. Teremos que crescer em santidade!

B. O enchimento é sempre proporcional ao grau de santidade

Ler Efésios 4:17-21

Se lermos o texto em cima iremos ver as palavras "vos despojeis do velho homem", "vos revistais do novo homem", "irai-vos mas não pequeis", "não deis lugar ao diabo", "e não entristeçais o Espírito", "toda a amargura ... seja tirada no meio de vós".

Todos estes termos que dão uma ideia de continuidade, falam do contínuo processo que é a santificação. A santificação é gradual e o enchimento espiritual é proporcional ao nosso grau de santidade, conforme nos vamos enraizandoo nos frutos do Espírito Santo, ele também nos vai enchendo mais e mais.

O enchimento é gradual e maior, conforme nos esvaziamos do nosso homem velho e nos revestimos do homem novo, pelo crescimento nos frutos do Espírito Santo, deixando de entristecer ao Espírito Santo com as obras da carne e não dando lugar ao diabo.

Não podemos esperar que o enchimento de alguém, seja igual ao enchimento de um outro que atingiu um grau de santidade mais elevado. Quanto mais santidade, mais enchimento.

E cautela, porque o Espírito Santo nunca irá encher-nos se continuarmos a entreter dentro de nós paixões pecaminosas do nosso ‘eu carnal’, que já sabemos serem do desagrado do Senhor.

Confessemos os nossos pecados, abandonemo-los e busquemos o enchimento do Espírito Santo.

C. Com o pecado o diabo fez o homem perder o equilibrio espiritual

Deus criou o homem dotado de - espírito, alma e corpo; mas o tentador e o pecado reverteram esta ordem e agora é o contrário - corpo, alma e espírito.

Como esta ordem se inverteu, o Diabo e a carne prevalecem sobre o homem, que vive dominado pelos impulsos e pecados do seu corpo e da sua alma.

D. Cristo veio restabelecer o equilibrio espiritual do homem

Jesus Cristo veio para terminar com este ciclo de morte e conceder de novo vida ao homem. Ele fez isto, expiando os pecados na cruz e enviando o consolador para fazer esta obra dentro do coração do homem.

O Espírito ao derramar-se sobre o pecador, convence-o de pecado, de justiça e de juízo. O pecador ao aceitar Jesus pela Fé, arrependendo-se dos pecados, é baptizado pelo Espírito Santo, recebe a vida eterna e é integrado no corpo de Cristo.

"A partir daí, Deus lhe concederá oportunidades para crescer de plenitude em plenitude, mas, para isto, os impulsos pecaminosos do corpo e alma - do velho homem - têm que morrer".

O crente tem que estar disposto a pagar o preço: morrer para o mundo, para carne e o diabo, se quiser encher-se mais e mais do Espírito Santo.

FIM




Sem comentários: