sábado, 4 de agosto de 2007

6 - A Solidão

A vida é composta por alegrias e bênçãos, mas também por problemas. Problemas, como por exemplo os mencionados em baixo:

1. O Suicidio

2. As Preocupações

3. O Stress

4. O Sofrimento

5. O Medo

6. A Solidão

7. A Raiva

8. O Contentamento

9. A Depressão

10. O sentimento de Perda

11. A Culpa

Nós todos gostaríamos de ter uma vida fácil, sem problemas, sem preocupações, sem ter que lidar com coisas como as Preocupações, o Stress, o Sofrimento, o Medo, a Solidão, a Raiva, a Violência, a Depressão, o sentimento de Perda, a Culpa e outras circunstâncias que nos podem levar ao desânimo, à angústia e ao desespero.

Mas é um facto que todos nós temos que aprender lidar com estes problemas.

Salmos 20:1-9 "O SENHOR te responda no dia da tribulação; o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança. 2 Do seu santuário te envie socorro e desde Sião te sustenha. 3 Lembre-se de todas as tuas ofertas de manjares e aceite os teus holocaustos. 4 Conceda-te segundo o teu coração e realize todos os teus desígnios. 5 Celebraremos com júbilo a tua vitória e em nome do nosso Deus hastearemos pendões; satisfaça o SENHOR a todos os teus votos. 6 Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele lhe responderá do seu santo céu com a vitoriosa força de sua destra. 7 Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus. 8 Eles se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé. 9 Ó SENHOR, dá vitória ao rei; responde-nos, quando clamarmos".


Como posso lidar com a solidão

I. Aprender a lidar com as coisas boas e más da vida
A. Não é o que acontece que conta, mas como eu lido com o que acontece.
B. A solidão é um distúrbio emocional, mas a primeira causa é espiritual.

I I. A causa básica da solidão - separação de Deus
A. O pecado original separou o homem de Deus

I I I. A sociedade, família e a Igreja ajudam a lidar com a solidão 
A. Deus nos criou para vivermos em familia e na sociedade
B. A Igreja ajuda a termos comunhão espiritual uns com os outros

I V. Algumas ideias sobre a solidão
A. O que é a solidão
B. A solidão pode afectar qualquer pessoa
C. O que é que provoca a solidão


I. A. Aprender a lidar com as coisas boas e más da vida

Se entrarmos numa livraria ou biblioteca … encontramos vários títulos … como saber cozinhar, como ser um bom mecânico, como fazer um bom discurso, como aprender a trabalhar com o seu computador … mas não encontramos muitos livros que falem em "como aprender a lidar com a vida". E esta é a aprendizagem mais importante!

O que significa "aprender a viver"?

Aprender a viver é aprender a lidar com as coisas boas da vida como o sucesso, a riqueza, um bom emprego, ter bons filhos, a alegria, a paz, o amor, mas também com as coisas más da vida como ter filhos desviados, o desemprego, o divórcio, o luto, o medo, o stress, as preocupações, o insucesso, a dor, o sofrimento, a rejeição, a perda, a morte e também com a solidão ….

Um homem de negócios pode conseguir ganhar milhares de euros, num negócio… sem nunca ter aprendido a lidar com a culpa, a raiva, o medo, a dor e até saber lidar com o próprio dinheiro que ganha.

A. Não é o que acontece que conta, mas como eu lido com o que acontece.

O primeiro ponto que devemos compreender nesta temática de aprender a lidar com os problemas da vida: "não é o que me acontece que conta", mas sim "o modo como eu lido com o que me acontece".

Portanto não é a solidão que é o mais importante. A maneira como eu lido com a solidão é muito mais importante.

Neste mundo há milhões de pessoas que quando olhamos para elas, parece que estão acompanhadas, que têm muitos amigos, familiares, mas, no fundo, muitas delas se sentem muito sós.


B. A solidão é um distúrbio emocional, mas a primeira causa é espiritual

Eu não sou contra os psiquiatras. Nós precisamos deles. Eles têm a sua esfera de trabalho que é a mente e as emoções das pessoas. Assim como os médicos têm como esfera de trabalho o lado físico das pessoas.

Mas, às vezes, infelizmente, os psiquiatras falham ao ignorar que há desordens espirituais, além das desordens mentais e emocionais. Portanto, as causas para os distúrbios de carácter psicológico e mental, não são só as desordens de natureza mental e emocional, mas há também causas espirituais por detrás destes distúrbios.

É verdade que no caso da solidão eles têm razão ao dizer que é uma desordem emocional.

Ou seja, a solidão é um estado emocional. A pessoa sente-se só, a sofrer, pensando que está só, podendo até estar bem acompanhada.

Mas a solidão existe em primeiro lugar, por causa de uma desordem espiritual.

"A questão espiritual é a primeira causa da solidão".


I I. A causa básica da solidão - a separação de Deus

A. O pecado original separou o homem de Deus

A solidão é sentida naquela área da pessoa que a Bíblia chama alma/espírito. A ciência chama psíquico, mente, emoções. Segundo a Bíblia o homem tem corpo, alma e espírito.

Quando Adão e Eva pecaram Génesis 2:17 "mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás".

O quê que morreu no homem, logo a seguir ao pecado, muito antes do corpo morrer?

Foi a alma e o espírito. Ou seja, aquele lado da alma, que a bíblia chama espírito, que lhe confere raciocínio, inteligência, vontade e consciência de Deus, morreu, mesmo antes do homem morrer fisicamente.

O homem morreu espiritualmente falando. O corpo continuou vivo, mas aquela parte espiritual da alma – morreu. Não enfraqueceu ou apagou-se. Morreu!

Ao morrer o espírito, a alma do homem ficou desgovernada, desequilibrada e o homem passou a sentir-se só em relação a Deus. Aliás, o homem começou a fugir, a esconder-se de Deus.

Basta ler Génesis 3, e ver que com a entrada do pecado original, o comportamento e o relacionamento de Adão e Eva mudou, em relação a Deus. Eles passaram a sofrer de solidão. "Uma solidão espiritual".

A parte deles – o espírito – que mantinha a comunhão com Deus, morreu. Deus deixou de ter comunhão com eles. E deixou de ter comunhão com todos os homens, descendentes de Adão e Eva, porque nós herdamos o pecado original.

A solidão é um estado da alma. Neste aspecto os psiquiatras têm razão. A alma sente-se só, abandonada, rejeitada por Deus. A solidão é em primeiro lugar em relação a Deus. Eu sinto-me só, a minha alma sente-se só, abandonada, porque Deus não está comigo.

Testemunho de uma jovem que sofreu da solidão:

Este jovem testemunha da sua solidão, dizendo que começou a perceber que só Deus lhe podia tirar daquela solidão cósmica. Só Deus podia tirar a sua alma daquele estado. Mas, para isto, este jovem disse, que teve que reconhecer que era por causa do seu pecado original que ela vivia longe de Deus. Para sair daquela solidão cósmica, ou espiritual era preciso que Deus viesse morar na sua vida. Ele até tinha muitos amigos, pois tinha levado uma vida relativamente boa até aquela altura, nunca foi realmente mau com ninguém. Mas, isto não o fazia sentir-se menos só! Foi então que ele testemunha que clamou por Cristo, reconhecendo que era tão pecador como o jovem mais mau da escola, e que se sentia tão só como o jovem mais solitário da escola. Ao mesmo tempo, ele disse que reconheceu que Jesus Cristo veio ao mundo para morrer na cruz, pelos seus pecados.

"A solidão cósmica acabou para este jovem ao aceitar Jesus Cristo como seu Salvador pessoal".


B. A solidão é um distúrbio emocional, um estado de alma

O nosso ser é constituído por corpo, alma e espírito. A alma é a sede dos pensamentos, das emoções e da vontade. O espírito é aquela parte da nossa alma que nos liga a Deus, que morreu devido ao pecado original. Não desapareceu, morreu!

O corpo ao morrer não desaparece. O mesmo se passa com o espírito, ao morrer, não desaparece. O homem nasce com o espírito, mas morto. Mas o espírito renasce ao aceitar a Cristo. Como aconteceu com a jovem do nosso testemunho.

É devido ao espírito que o homem possui conceitos tais como justiça, paz, amor e alegria. É a parte da alma onde Deus reina. É esta faculdade espiritual da alma que morreu por causa do pecado original. Por isso, o pecado invadiu completamente o homem. Alguém disse: "siga os seus instintos físicos, ou os seus pensamentos e irá direitinho para o inferno".

A alma sem o controle espiritual, vagueia perdida por esta vida, sem rumo e caída no pecado. Por isso a solidão nasce dentro da nossa alma. A depressão também. E o stress. E as preocupações. E a raiva. E o adultério.

Tudo nasce dentro de uma alma decaída. É por isso que a Bíblia diz:

Marcos 7:21 "Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios"

Eu não me posso deixar-me guiar pela minha alma.

Se eu for crente, devo deixar-me guiar pelas minhas faculdades espirituais que renasceram quando aceitei a Cristo, e devem governar a minha alma.

O meu espírito deve falar à minha alma. Se ela está tombada na depressão, deve dizer-lhe "Porque estás abatida ó minha alma, espera em Deus". Salmos 42:5

E com o poder que o meu espírito recebe de Deus, que eu consigo tirar a minha alma da depressão.

E com a solidão é a mesma coisa. Se a minha alma deixou instalar este sentimento dentro de si, o meu espírito deve reagir. Mas isto só é possível se a minha vida estiver cheia do espírito de Deus.

Uma pessoa que recebe Cristo, que vive em comunhão com Deus, através do espírito santo que entrou na sua alma, nunca se sentirá só, mesmo que abandonado por todos, ou se perdeu os melhores amigos e familiares por causa das circunstâncias.

Esta pessoa, terá sempre alguém para contactar, inclinar o ombro, chorar, pedir ajuda, louvar. Alguém muito importante, é Deus!

Salmos 27:10 "Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o SENHOR cuidará de mim".


I I I. Familia, Igreja e sociedade ajudam a vencer a solidão

A. Deus nos criou-nos para viver em família e na sociedade

Deus sabe que nos criou com uma alma e corpo e que precisamos de companheiros, de contactos humanos para não cairmos na solidão.

Gênesis 2:18 "Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea".

Deus sabia que o homem e a mulher, precisavam um do outro, de compartilharem as suas vidas em conjunto, de falarem, de rirem de discutirem e às vezes de chorarem juntos. Na Igreja, os homens e as mulheres também têm possibilidade de terem comunhão. Não ficarem sós. Podem falar, rir, passear , trabalhar e evangelizar juntos. Podem levar as cargas uns dos outros, orar uns pelos outros e louvarem a Deus juntos.

B. A Igreja ajuda para termos comunhão espiritual uns com os outros

A Bíblia fala da comunhão entre o PAI e o FILHO. Uma comunhão perfeita. E o Senhor Jesus pediu ao Pai para que a comunhão entre os crentes fosse igual – perfeita.

João 17:20-21 "Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste".

Os crentes devem ser um. Ou seja, devem viver unidos, não em corpo, mas em espírito. Assim como o Pai e o Filho vivem unidos no mesmo espírito, nós também devemos viver assim. Viver em comunhão, compartilhar as nossas vidas uns com os outros, o bem e o mal.

"Este tipo de Unidade acaba ou diminui no homem a solidão".

Portanto, o homem para não sentir-se só do ponto vista físico, social e psíquico precisa de contactos, de boas amizades, de pessoas que o estimem, amem e estejam com eles nos maus e nos bons momentos.

Além do conjugue e dos amigos Deus criou a Igreja que pode providenciar aos crentes o melhor companheirismo. Pessoas, com os mesmo valores e alvos. Pessoas com quem podemos rir e chorar também. Pessoas com quem podemos louvar, cantar e orar juntos.

Todos estes contactos ajudam-nos a não cair na solidão. Deus, a família, os amigos e a Igreja. Se a nossa comunhão for rica nestas áreas nunca saberemos, não conheceremos a solidão, mesmo que vivamos sós (em casa) por causa das circunstâncias.


I V. Algumas ideias sobre a solidão

A. O que é a solidão?

A solidão é uma perspectiva obscura da vida. A solidão torna o nosso interior tão ou mais cinzento que um dia de Inverno. A solidão vai comendo as pessoas por dentro, pouco a pouco. Atormenta e pode levar a pessoa a toda o tipo de pensamentos e acções negativas. Até pode levar a pessoa ao suicídio.

"A pessoa, com a solidão, torna-se tão solitário que só lhe apetece morrer. A solidão é um vazio dentro da pessoa. Ela sente um vácuo que não consegue preencher nem com Deus, nem com ninguém à sua volta. A pessoa sente-se como que totalmente abandonada por tudo e por todos".

A solidão, em alguns casos, pode ser provocada por um demónio, ou acentuada por um demónio que faz com que a pessoa tire a sua própria vida.

B. A solidão pode afectar qualquer pessoa.

A solidão não respeita pessoas. Qualquer pessoa pode ser apanhada por ela. E, às vezes, a pessoa pode até estar rodeada por outros, colegas, amigos, mas por qualquer razão deixou a solidão entrar dentro da sua alma, e sente-se sozinho mesmo com as pessoas à sua volta. A pessoa até pode estar numa Igreja com 2000 pessoas, mas sente-se sozinho quando é apanhado pela solidão. Especialmente se a Igreja não percebe que a pessoa está passando por esse problema e ninguém lhe diz "eu te amo" ou "amanhã vou visitar-te", ou então "olhe aparece em minha casa", ou pergunta "precisas de mim?",.

O homem deixado só, só tem tendência para a desolação. Não procura mais a grandeza, ou a beleza ou ser amoroso. Deixem um velhote sozinho e não precisa muito tempo, para ele deixar de se pentear, fazer a barba e mesmo lavar.

"A solidão afecta toda a nossa aparência pessoal. Perdemos o gosto a estima por nós próprios. Por isso o nosso espírito tem que lutar contra ela".

C. O que é que provoca a solidão.

O medo é uma das coisas. A pessoa tem medo de falar com a família, com os amigos, com o médico, e cai na solidão. A rejeição pode criar a solidão. É uma coisa terrível, quando alguém pensa que ninguém gosta de si, ninguém se preocupa consigo.

Quando encontrar uma pessoa assim, "dê-lhe um abraço o mais apertado possível, para mostrar que alguém se importa com ela".

O falhanço também pode criar a solidão. Mas afinal todos falham. Se falhou o alvo, não acertou, da próxima acertará. O pecado cria a solidão. Adão e Eva quando pecaram, fugiram de Deus e esconderam-se atrás de um arbusto.

"Se pecou, não fuja, procure Deus e peça-lhe perdão e restauração".

FIM

Sem comentários: